By Pastors Wendell and Oriana Costa

sábado, 22 de dezembro de 2012

Só Deus pode fazer milagres!

Milagres só Deus é quem pode fazer, não é obra de homens. Nenhum ser humano (nem os que vivem, e muito menos os que já estão mortos) tem poder para fazer qualquer coisa sobrenatural acontecer de si mesmo, se o próprio Deus não o permitir. 

As obras maiores que podíamos fazer às quais Jesus se referiu em seu ensinamento são obras de JUSTIÇA, e não milagres, ou obras sobrenaturais! Prestemos atenção no que disse Jesus:

Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. (João 14:11-14) 

Os versículos acima testificam que devemos andar na Justiça de Deus, andar como justos, pela fé na Sua Palavra, para que quando pedirmos alguma coisa em Nome de Jesus, e isso inclui milagres, sejamos atendidos; eles nos mostram também que quem crê em Jesus faz as mesmas obras que Jesus fez como homem, e não como Deus - as de Deus somente Ele pode fazer!

Jesus, enquanto ser humano, vivia como um justo, cumprindo a Palavra, rejeitando o mal, e por isso o Pai realizava prodígios sobrenaturais através dEle. Cristo viveu plenamente a fé de Sua própria Palavra até a sua morte como homem, assim pagando pelos pecados de todos os homens.

Quando Jesus enviou seus discípulos às ovelhas perdidas da casa de Israel, Ele lhes disse:

Antes, dirijam-se às ovelhas perdidas de Israel. Por onde forem, preguem esta mensagem: ‘O Reino dos céus está próximo’. Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça; dêem também de graça. (Mateus 10:6-8)

Observamos claramente que, quando Cristo enviou seus discípulos, foi com um propósito específico, o de anunciar o Reino de Deus para que as pessoas se arrependessem e se convertessem dos seus maus caminhos, e os milagres que aconteceriam neste trabalho era para somente testificar a existência deste Reino e o poder de Deus; na verdade, os discípulos estavam curando, ressuscitando mortos, etc., EM NOME DE JESUS,  e não por eles mesmos, ou em nome deles mesmos.


Ao lermos 2Coríntios capítulo 6, temos certeza de que podemos fazer obras de justiça maiores dos que as que Jesus fez como homem, porque, por temos a responsabilidade de anunciar e representar o Reino de Deus na terra, o Senhor nos capacita a dar estes frutos (estes frutos de justiça estão sublinhados nos versículos abaixo):

Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus. Pois ele diz: "Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação". Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação! Não damos motivo de escândalo a ninguém, em circunstância alguma, para que o nosso ministério não caia em descrédito. Pelo contrário, como servos de Deus, recomendamo-nos de todas as formas: em muita perseverança; em sofrimentos, privações e tristezas; em açoites, prisões e tumultos; em trabalhos árduos, noites sem dormir e jejuns; em pureza, conhecimento, paciência e bondade; no Espírito Santo e no amor sincero; na palavra da verdade e no poder de Deus; com as armas da justiça, quer de ataque, quer de defesa; por honra e por desonra; por difamação e por boa fama; tidos por enganadores, sendo verdadeiros; como desconhecidos, apesar de bem conhecidos; como morrendo, mas eis que vivemos; espancados, mas não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo. Falamos abertamente a vocês, coríntios, e lhes abrimos todo o nosso coração! Não lhes estamos limitando nosso afeto, mas vocês nos estão limitando o afeto que têm por nós. Numa justa compensação, falo como a meus filhos, abram também o coração para nós! Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? (2 Coríntios 6:1-14)

Conclusão: Quem é cristão de verdade não precisa correr atrás de milagres, pois estes já acompanham as vidas daqueles que buscam em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua Justiça.

ATENÇÃO: Se você não é cristão, ou não é um seguidor verdadeiro de Jesus, mas acredita que Ele pode fazer milagres e recorre a Ele para conseguir o que deseja, Ele está pronto para atendê-lo; contudo, não para que você fique apenas com os milagres (que só são necessários enquanto se vive na terra), mas para que você entenda que precisa do autor dos milagres e não somente das bençãos que Ele pode lhe conceder. Jesus é a Fonte de Vida eterna, e esta vida é a maior benção que alguém pode receber na eternidade, o lugar para onde todos nós estamos indo. Ficar eternamente sem a vida de Deus é o pior acontecimento que poderá sobrevir à existência de qualquer ser humano.
Pra. Oriana Costa

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

DEUS É FIEL...

Muitas vezes dizemos que "Deus é fiel" e não entendemos verdadeiramente o que esta frase significa. Quando nos acontecem coisas boas, nós falamos que Deus está sendo fiel, contudo, quando nos acontecem dificuldades, sofrimentos, tribulações, não pensamos desta maneira. 

Porém, se você é cristão, cuidado para não se encher de soberba: Se coisas boas estão acontecendo na sua vida, é porque você tem cumprido o que diz a Palavra de Deus, e não porque você é muito bonzinho ou muito espiritual aos olhos dos outros!

Deus ama a todos igualmente, toda a sua criação, e não ama mais a uma pessoa do que a outra! Quando Jesus se entregou na cruz, fez isto por toda a humanidade, e não somente por algumas pessoas isoladamente, pois todos os seres humanos são transgressores eternos diante de Deus desde Adão. 

Se uma pessoa que não anda com Deus colhe alguma coisa realmente boa em sua vida, é porque a semeou primeiro, e isto, é cumprimento da Palavra de Deus (ainda que a pessoa desconheça ou não admita): (...) tudo o que o homem semear, isso também ceifará. (Gálatas 6:7)

A Lei da semeadura, tanto para coisas materiais quanto para espirituais, é válida para todos na terra, quer sejam cristãos ou não. E se pessoas que não andam com Deus colhem coisas ruins, é porque também foram semeadas anterioremente.

No entanto, colherão vida na eternidade aqueles que, enquanto vivem neste mundo, estão semeando em si mesmos a Palavra de Deus, pela fé em Jesus, e frutificando com ações condizentes a esta Palavra.
tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Gálatas 6:7

Só colheremos o favor de Deus neste mundo ao semearmos obediência à Palavra d'Ele. Então, todas as vezes que você se esforça para cumprir o que Jesus ensinou, usufruirá de sua fidelidade. Portanto, ELE NÃO ESTÁ LHE CONCEDENDO BENÇÃOS PORQUE ESTÁ SENDO FIEL A VOCÊ, MAS SOMENTE ESTÁ SENDO FIEL À PALAVRA DELE.

Se todas as pessoas realmente pudessem entender a fidelidade de Deus a si mesmo, certamente tremeriam de medo dEle e se converteriam dos seus maus caminhos todos ao mesmo tempo. Da mesma forma que Deus promete vida eterna em sua palavra para quem anda buscando a face d'Ele, Ele também promete condenação aos que se afastam d'Ele; e todas estas coisas certamente se cumprirão na eternidade, no seu devido tempo: porque tudo o que Deus promete, cumpre


E quando um cristão erra em não cumprir aquilo que foi ensinado por Jesus, colocando seus próprios desejos acima da vontade de Deus, ele sofre julgamento, passa por tribulações, pois está escrito que Jesus castiga a todos quanto Ele ama (Apocalipse 3:19) e que julga os que são seus para que não venham a perder a salvação (1Coríntios 11:29-32)

ENTÃO, UM CASTIGO TAMBÉM É FIDELIDADE DE DEUS: ELE É FIEL A SUA PALAVRA PARA CUMPRÍ-LA! E também está escrito: Sei, Senhor, que as tuas ordenanças são justas, e que por tua fidelidade me castigaste. (Salmos 119:75)

Sendo fiel somente a Sua própria Palavra, Deus está sendo justo com todos de uma maneira infalível. 

Muitos pregadores estão falando com eloquência a Palavra de Deus, com discursos poderosos, como se fossem cumpridores da verdade. Pela vida destas pessoas sinais e prodígios, como curas fantásticas, podem acontecer (no entanto, Deus só está sendo fiel à palavra dEle). Estas pessoas, que parecem crer somente em Deus, profetizam e as coisas que elas dizem podem até acontecer, mas só o Senhor conhece o coração desses indivíduos, e sabe se eles estão se fazendo de santos, ou se eles realmente estão se santificando em Cristo. É por isso que no dia do julgamento final será assim:

Alguém lhe perguntou: Senhor, serão poucos os salvos?  Ele lhes disse: Esforcem-se para entrar pela porta estreita, porque eu lhes digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. Quando o dono da casa se levantar e fechar a porta, vocês ficarão do lado de fora, batendo e pedindo: ‘Senhor, abre-nos a porta’. "Ele, porém, responderá: Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Então vocês dirão: Comemos e bebemos contigo, e ensinaste em nossas ruas. Mas ele responderá: Não os conheço, nem sei de onde são vocês. Afastem-se de mim, todos vocês, que praticam o mal!  (Lucas 13:23-27)

Nem todo aquele que me diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres? Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! (Mateus 7:21-23)

E a Palavra de Deus ainda diz mais:

Assim diz o Senhor: Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do Senhor. Ele será como um arbusto no deserto; não verá quando vier algum bem. Habitará nos lugares áridos do deserto, numa terra salgada onde não vive ninguém. Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto. O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo? Eu sou o Senhor que sonda o coração e examina a mente, para recompensar a cada um de acordo com a sua conduta, de acordo com as suas obras. (Jeremias 17:5-10)
 
Pastora Oriana Costa