AS ESCRITURAS NÃO SE CONTRADIZEM EM RELAÇÃO A ISSO, MESMO QUANDO JESUS DIZ AOS DISCÍPULOS (DURANTE SUA APARIÇÃO A ELES APÓS A RESSURREIÇÃO) QUE "SE ELES PERDOAREM OS PECADOS, ESTARÃO PERDOADOS, E SE NÃO PERDOAREM, NÃO ESTARÃO PERDOADOS", EM JOÃO CAPÍTULO 20, DO VERSO 21 AO 23. A VERDADE É QUE, NAQUELE MOMENTO, JESUS NÃO ESTÁ SE REFERINDO A UM JULGAMENTO QUE DEVA ACONTECER NESTA VIDA TERRENA, MAS ESTÁ FALANDO DE ALGO QUE AINDA ESTÁ PARA ACONTECER, NA ETERNIDADE, NO DIA DO SENHOR, QUANDO A IGREJA REINARÁ COM CRISTO, E ASSIM TERÁ PODER ATÉ PARA JULGAR OS ANJOS, AO LADO DE JESUS (1 Co 6:3).
EM JOÃO CAPÍTULO 20, PORTANTO, JESUS DELEGA UMA AUTORIDADE A IGREJA QUE SOMENTE PODERÁ SER COLOCADA EM EXERCÍCIO NA ETERNIDADE. ENQUANTO SOMOS SERES HUMANOS, FALHOS AINDA, NÃO PODEMOS EXERCER ESTA AUTORIDADE, POIS AINDA SOMOS PASSÍVEIS DE CORREÇÃO, E AINDA PRECISAMOS SER PROVADOS NA NOSSA FÉ. POR CONSEGUINTE, A VERDADEIRA IGREJA DO SENHOR SÓ SERÁ COLOCADA COMO REFERENCIAL PARA TODOS OS POVOS APÓS RESSUSCITADA. A PASSAGEM BÍBLICA ABAIXO CONFIRMA ESTA VERDADE:
Vi tronos em que se assentaram aqueles a quem havia sido dada autoridade para julgar. Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus. Eles não tinham adorado a besta nem a sua imagem, e não tinham recebido a sua marca na testa nem nas mãos. Eles ressuscitaram e reinaram com Cristo durante mil anos. (Apocalipse 20:4)
DEUS NÃO PODE NEGAR-SE A SI MESMO. QUANDO JESUS ENSINA A SEUS DISCÍPULOS COMO SE CHEGAREM A DEUS CORRETAMENTE EM ORAÇÃO, ELE DEIXA CLARO A "TODOS OS HOMENS" (ISSO TAMBÉM VALE PARA LÍDERES DE QUAISQUER IGREJAS, MESMO AQUELES QUE JEJUAM, QUE FAZEM VOTO DE CASTIDADE, VOTO DE POBREZA, ETC.) QUE DEVEMOS SEMPRE PERDOAR AS FALHAS UNS DOS OUTROS, SE CREMOS EM DEUS, OU DO CONTRÁRIO, DEUS TAMBÉM NÃO NOS PERDOARÁ:
(...)Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará. Mas se não perdoarem uns aos outros, o Pai celestial não lhes perdoará as ofensas". (Mateus 6:12-15)
OS VERSÍCULOS SEGUINTES ABAIXO CONFIRMAM, PORTANTO, QUE NA TERRA, O ÚNICO QUE TEM PODER PARA PERDOAR PECADOS DAS PESSOAS É O PRÓPRIO DEUS, OU JESUS.
Certo dia, quando ele ensinava, estavam sentados ali fariseus e mestres da lei, procedentes de todos os povoados da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar os doentes. Vieram alguns homens trazendo um paralítico numa maca e tentaram fazê-lo entrar na casa, para colocá-lo diante de Jesus. Não conseguindo fazer isso, por causa da multidão, subiram ao terraço e o baixaram em sua maca, através de uma abertura, até o meio da multidão, bem em frente de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: "Homem, os seus pecados estão perdoados". Os fariseus e os mestres da lei começaram a pensar: "Quem é esse que blasfema? Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? " - Jesus, sabendo o que eles estavam pensando, perguntou: "Por que vocês estão pensando assim? Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados" — disse ao paralítico — "eu lhe digo: levante-se, pegue a sua maca e vá para casa". Imediatamente ele se levantou na frente deles, pegou a maca em que estivera deitado e foi para casa louvando a Deus. (Lucas 5:17-25)
Ao saber que Jesus estava comendo na casa do fariseu, certa mulher daquela cidade, uma ‘pecadora’, trouxe um frasco de alabastro com perfume, e se colocou atrás de Jesus, a seus pés. Chorando, começou a molhar-lhe os pés com as suas lágrimas. Depois os enxugou com seus cabelos, beijou-os e os ungiu com o perfume. Ao ver isso, o fariseu que o havia convidado disse a si mesmo: "Se este homem fosse profeta, saberia quem nele está tocando e que tipo de mulher ela é: uma ‘pecadora’ ". Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele. "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinqüenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? " - Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados". Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? " - Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz". (Lucas 7:37-50)
Bendiga ao Senhor a minha alma! Bendiga ao Senhor todo o meu ser! Bendiga ao Senhor a minha alma! Não esqueça de nenhuma de suas bênçãos! É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças, que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão, que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia. (Salmos 103:1-5)
Pra. Oriana Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário