By Pastors Wendell and Oriana Costa

terça-feira, 28 de agosto de 2012

JESUS E O DINHEIRO

OS VERSÍCULOS BÍBLICOS QUE LEREMOS AO FINAL DESTE TEXTO MOSTRAM COMO ERA A POSTURA DE JESUS COM RELAÇÃO AO DINHEIRO, OU COM RELAÇÃO ÀS RIQUEZAS DESTE MUNDO. AO LE-LOS, PERCEBEREMOS QUE EXISTE UMA CERTA DIFERENÇA ENTRE O QUE JESUS ENSINA ACERCA DE COMO DEVEMOS LIDAR COM DINHEIRO, E O QUE O MUNDO ENSINA A ESTE RESPEITO. 

VERDADEIROS CRISTÃOS PROCURAM VIVER COMO JESUS VIVEU, SEGUINDO SEUS ENSINAMENTOS. SE ALGUÉM SE DIZENDO SERVO DE DEUS OU MINISTRO DE DEUS ENSINA ALGO ALÉM DO QUE JESUS ENSINOU, OU ENSINA ALGO ANULANDO AQUILO QUE FOI ENSINADO POR JESUS, ESTE ALGUÉM ESTÁ MENTINDO E TENTANDO TIRAR PROVEITO DA FÉ DOS OUTROS.

A IGREJA DO SENHOR JESUS CRISTO DEVE TER O CUIDADO DE NÃO SE DEIXAR ILUDIR PELO PODER QUE O DINHEIRO OFERECE, PARA NÃO AGIR CONFORME A "JUSTIÇA DESTE MUNDO", E SIM CONFORME A "JUSTIÇA DE DEUS". 

O MUNDO JÁ É INJUSTO POR NATUREZA. SE ALGUÉM DESCRENTE, OU FRACO NA FÉ, ENTRA NUMA CONGREGAÇÃO ONDE AS PESSOAS SE DIZEM SERVAS DE DEUS, E LÁ ENCONTRA AS MESMAS INJUSTIÇAS QUE HÁ NO MUNDO, ELA SE DECEPCIONARÁ, E NÃO CRERÁ EM DEUS, PELOS MAUS TESTEMUNHOS QUE OBSERVOU.

É BOM PRESTARMOS ATENÇÃO QUE JESUS, O REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES, ALÉM DE FAZER MILAGRES GRATUITAMENTE, CURANDO E LIBERTANDO AS PESSOAS, DAVA UMA PARCELA DO DINHEIRO DAS OFERTAS QUE RECEBIA AOS POBRES! 

ELE NÃO USAVA O DINHEIRO PARA ENRIQUECIMENTO PRÓPRIO, E, AO CONTRÁRIO DO QUE O MUNDO ENSINA, ELE O REPARTIA, ASSIM COMO REPARTIU OS PÃES E OS PEIXES PARA ALIMENTAR MILAGROSAMENTE AS MULTIDÕES QUE O SEGUIAM. FOI ESTE O EXEMPLO QUE ELE NOS DEU. 

SE ESCOLHEMOS SERVIR A DEUS E CRER EM JESUS, DEVEMOS ANDAR NA MESMA SABEDORIA E MISERICÓRDIA QUE ELE ANDOU. ELE NOS ENVIOU O SEU ESPÍRITO, O ESPÍRITO SANTO DA VERDADE, QUE TESTTIFICA TODA A VERDADE DE DEUS. 

O SENHOR NÃO QUER QUE PASSEMOS NECESSIDADE, MAS TAMBÉM NÃO É DO AGRADO DELE QUE SUA IGREJA VIVA EM OSTENTAÇÃO E LUXO. TER AS NECESSIDADES SUPRIDAS É UMA COISA; ESBANJAR DINHEIRO GASTANDO-O COM DESEJOS E VAIDADES QUE NÃO CONVÉM, É OUTRA.

O DINHEIRO E O SEU PODER PERTENCEM AO MUNDO DOS HOMENS, NÃO É UMA CRIAÇÃO DE DEUS. A VIDA, A SABEDORIA E A VERDADE, NO ENTANTO, VEM DE DEUS E PERTENCEM A DEUS. ENTÃO, CUIDADO, CRISTÃOS: QUEM É DE DEUS RENUNCIA AO MAL DESTE MUNDO CORROMPIDO!

AGORA VAMOS LER OS TRECHOS BÍBLICOS ABAIXO, QUE EXIBEM COM CLAREZA O QUE JESUS ENSINOU ACERCA DE COMO DEVEMOS LIDAR COM O DINHEIRO E SEU PODER:

Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? "Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: "Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova? Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto". Eles lhe mostraram um denário, e ele lhes perguntou: "De quem é esta imagem e esta inscrição? " - "De César", responderam eles. E ele lhes disse: "Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". (Mateus 22:17-21)
 
Certo homem importante lhe perguntou: "Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? " - "Por que você me chama bom? ", respondeu Jesus. "Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’". "A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência", disse ele. Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: "Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me". Ouvindo isso, ele ficou triste, porque era muito rico. Vendo-o entristecido, Jesus disse: "Como é difícil aos ricos entrar no Reino de Deus! (Lucas 18:18-24)
 
Jesus olhou e viu os ricos colocando suas contribuições nas caixas de ofertas. Viu também uma viúva pobre colocar duas pequeninas moedas de cobre. E disse: "Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou mais do que todos os outros. Todos esses deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver". (Lucas 21:1-4)
 
Reunindo os Doze, Jesus deu-lhes poder e autoridade para expulsar todos os demônios e curar doenças, e os enviou a pregar o Reino de Deus e a curar os enfermos. E disse-lhes: "Não levem nada pelo caminho: nem bordão, nem saco de viagem, nem pão, nem dinheiro, nem túnica extra. Na casa em que vocês entrarem, fiquem ali até partirem. (Lucas 9:1-4)
 
Nenhum servo pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará ao outro, ou se dedicará a um e desprezará ao outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Os fariseus, que amavam o dinheiro, ouviam tudo isso e zombavam de Jesus. (Lucas 16:13-14)
 
Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do templo viu alguns vendendo bois, ovelhas e pombas, e outros assentados diante de mesas, trocando dinheiro. Então ele fez um chicote de cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois; espalhou as moedas dos cambistas e virou as suas mesas. Aos que vendiam pombas disse: "Tirem estas coisas daqui! Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! " - Seus discípulos lembraram-se que está escrito: "O zelo pela tua casa me consumirá". (João 2:13-17)
 
Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. Mas um dos seus discípulos, Judas Iscariotes, que mais tarde iria traí-lo, fez uma objeção: "Por que este perfume não foi vendido, e o dinheiro dado aos pobres? Seriam trezentos denários". Ele não falou isso por se interessar pelos pobres, mas porque era ladrão; sendo responsável pela bolsa de dinheiro, costumava tirar o que nela era colocado. Respondeu Jesus: "Deixe-a em paz; que o guarde para o dia do meu sepultamento. Pois os pobres vocês sempre terão consigo, mas a mim vocês nem sempre terão". (João 12:3-8)
 
Quando Jesus e seus discípulos chegaram a Cafarnaum, os coletores do imposto de duas dracmas vieram a Pedro e perguntaram: "O mestre de vocês não paga o imposto do templo? " - "Sim, paga", respondeu ele. Quando Pedro entrou na casa, Jesus foi o primeiro a falar, perguntando-lhe: "O que você acha, Simão? De quem os reis da terra cobram tributos e impostos: de seus próprios filhos ou dos outros? " - "Dos outros", respondeu Pedro. Disse-lhe Jesus: "Então os filhos estão isentos. Mas, para não escandalizá-los, vá ao mar e jogue o anzol. Tire o primeiro peixe que você pegar, abra-lhe a boca, e você encontrará uma moeda de quatro dracmas. Pegue-a e entregue-a a eles, para pagar o meu imposto e o seu". (Mateus 17:24-27)

(...)outras ainda, como a semente lançada entre espinhos, ouvem a palavra; mas quando chegam as preocupações desta vida, o engano das riquezas e os anseios por outras coisas, sufocam a palavra, tornando-a infrutífera. (Marcos 4:18-19)

Alguém da multidão lhe disse: "Mestre, dize a meu irmão que divida a herança comigo". Respondeu Jesus: "Homem, quem me designou juiz ou árbitro entre vocês? " - Então lhes disse: "Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens". (Lucas 12:13-15)


Pra. Oriana Costa.

Nenhum comentário: