Vamos começar analisando as palavras do Senhor Jesus descritas em Mateus:
Jesus lhes disse: "Digo-lhes a verdade: Por ocasião da regeneração de todas as coisas, quando o Filho do homem se assentar em seu trono glorioso, vocês que me seguiram também se assentarão em doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel. E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna. Contudo, muitos primeiros serão últimos, e muitos últimos serão primeiros". (Mateus 19:28-30, Versão NVI) - Atenção, pois a versão ACRF destes mesmos versículos também engloba deixar "mulher" por causa de Jesus.
Não devemos usar o evangelho de Cristo como desculpas para abandonar esposa ou marido, e também filhos! Não devemos usar o evangelho do Senhor para faltar com nossas responsabilidades perante aqueles que dependem da nossa ajuda! Em nenhum momento Jesus disse que deveríamos abandonar nossas responsabilidades por causa dele: irresponsabilidade não é fruto do espírito!
É insensatez deixar um familiar em casa precisando de atenção ou de ajuda com a desculpa de que vai pregar e evangelizar, mesmo que este familiar não seja cristão. Agindo assim talvez se ganhe a alma de um estranho para Cristo fora de casa, mas escandaliza-se os que primeiro precisam ver em nós atitudes de amor e respeito. Se nossas ações com os que estão mais próximos forem impensadas, elas podem contribuir para que futuramente eles deixem de crer em Jesus! Veja o que a Palavra de Deus diz sobre este assunto:
Se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (1 Timóteo 5:8, Versão NVI)
É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair. Assim, seja qual for o seu modo de crer a respeito destas coisas, que isso permaneça entre você e Deus. Feliz é o homem que não se condena naquilo que aprova. (Romanos 14:21-22, Versão NVI)
Quando Jesus nos diz que deixando pessoas e coisas materiais por causa dele receberemos cem vezes mais e herdaremos a vida eterna, ele não está se referindo a sair abandonando tudo para estar em todos os eventos de uma igreja ou para estar nas ruas evangelizando e pregando todos os dias e só voltar para casa na hora do jantar, ou uma semana depois, ou meses depois! Há sabedoria para a realização de todas estas coisas!
Uma pessoa solteira e descompromissada pode se ausentar de seu lar pelo tempo que desejar, se não estiver cuidando dos pais, contudo, uma pessoa casada, e principalmente, com filhos ainda pequenos ou adolescentes, não deve agir assim. Pais que entregam seus filhos nas mãos de outras pessoas para serem por elas cuidados e com elas passarem a maior parte do tempo, ainda que sejam da família, estão correndo o risco de futuramente não colherem o que gostariam na vida de seus filhos, porque simplesmente não estão gastando tempo semeando o que há de bom neles! O mesma coisa também se aplica aos cônjuges. Os dois precisam ter sempre tempo um para o outro, se quiserem ter um casamento equilibrado e feliz, e que possa servir de exemplo ao ser observado pelos demais.
Deus não opera em confusão e em desordem! A obra de Deus não deixa rastros de dúvida e de destruição!
O que Jesus está dizendo em Mateus 19:28-30 é que devemos rejeitar tudo o que nos afasta de Deus, se realmente o amamos. Devemos nos desapegar das coisas materiais e também de pessoas que nos impedem de caminhar com o Senhor, se realmente acreditamos nEle. É uma escolha, muitas vezes difícil de fazer, mas que precisa ser feita, pois esta é a prova que damos a Deus de que realmente estamos arrependidos dos nossos pecados, e aceitamos a justificação que nos foi dada gratuitamente pelo sacrifício de Jesus em nosso lugar. E por este esforço nosso, Ele nos retribuirá com o seu favor não só aqui na terra, mas, principalmente, na eternidade, nos concedendo a vida para sempre ao seu lado.
Nós, os embaixadores de Cristo na terra, temos que ser exemplo de amor. Precisamos ser sal e luz. Precisamos divulgar ao mundo a mensagem da salvação, e ajudar aos nossos irmãos que estão começando agora na fé ensinando-lhes o que sabemos sobre a verdade de Cristo; porém, tudo isso deve acontecer debaixo de grande vigilância, pois estamos sendo observados pelo mundo, e, principalmente, pelos que estão ao nosso redor. Não podemos sair fazendo as coisas pelo que sentimos, ou pelo que achamos certo de nós mesmos, e sim, pelo que está escrito na Palavra.
Este é o nosso trabalho: Deus, nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, ou seja, Deus, em Cristo, reconciliou consigo o mundo, não lançando em conta os pecados dos homens, e nos confiou a mensagem da reconciliação. Portanto, somos embaixadores de Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus. (2 Coríntios 5:18-20)
Acima de tudo, um cristão é um fazedor de boas obras, porque está representando a Cristo. Em Jesus, "não se descobre um santo para cobrir outro". Portanto, Ele nos dá sabedoria para que possamos agir com sensatez e resposabilidade para com todos a nossa volta, os de perto e os de longe, sem deixar de executar a divulgação da mensagem de reconciliação ao mundo.
Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens. Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus. (Mateus 5:13-16)
Somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos. (Efésios 2:10)
Pastora Oriana Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário