
Vejamos a seguir o significado desta palavra:
Embaixador (no feminino embaixadora, pois a esposa do embaixador é denominada embaixatriz), cujo título oficial completo é Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, é o funcionário diplomático de mais alto nível acreditado junto a um Estado estrangeiro ou organização internacional, encarregado de chefiar a missão diplomática de seu país que ostente a classificação de embaixada ou delegação, ou seu equivalente. Detém plenos poderes para representar o seu país e, em geral, para celebrar tratados entre o Estado que representa ("Estado acreditante") e o Estado que o acolhe ("Estado acreditado" ou "Estado acreditador"). (Fonte: Wikipédia)
Após a leitura deste significado, fica mais fácil entender que um embaixador de Cristo é o representante diplomático de mais alto nível do Reino de Deus na terra. A igreja do Senhor Jesus Cristo reunida é, portanto, a embaixada do Reino de Deus no mundo.
Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20)
Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. (Mateus 18:20)
A missão confiada aos embaixadores do Reino de Deus na terra é a divulgação da mensagem de reconciliação com o Criador a todos que encontrarem; e isso acontece como se o próprio Deus estivesse anunciando esta mensagem por intermédio deles.
E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. (Marcos 16:15)
E disse-lhes: Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. (Marcos 16:15)
Quando o Apóstolo Paulo escreveu aos cristãos coríntios, deixou claro que todos os que creem em Jesus Cristo como Seu Rei, e também como Seu Justificador eterno e suficiente salvador, são, além de cidadãos do Reino de Deus, também embaixadores desse Reino no mundo. Então, nós nos tornamos embaixadores de Cristo a partir do momento que aceitamos o senhorio d'Ele sobre nossas vidas e passamos a andar conforme Sua justiça. Isto é algo muito sério; se representar sua própria nação dentro de outra não é uma tarefa fácil, quem dirá representar o Reino de Deus na terra! É um trabalho que requer extrema competência.
Sozinhos, sem a ajuda do Criador, nunca conseguiríamos representar o Reino d'Ele na terra da forma correta, porque somos falhos e não conseguimos lembrar sempre de tudo o que Cristo ensinou. É por isso que, além de instruir o seu povo, o Senhor Jesus ainda enviou o Espírito Santo da verdade para lembrar tudo o que foi ensinado, e tudo o que Seu Pai instituiu eternamente. Essas infotmações foram documentadas e estão publicadas na Bíblia, para que todos possam ter acesso a elas em qualquer língua e em qualquer época.
É para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. (João 16:7-14)
É para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Conselheiro não virá para vocês; mas se eu for, eu o enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não crêem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. "Tenho ainda muito que lhes dizer, mas vocês não o podem suportar agora. Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir. Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. (João 16:7-14)
É importante que um cidadão e embaixador do Reino de Deus tenha em mente que:
1- Agora, sua pátria não é mais no mundo, ou numa nação específica dele, ainda que tenha nascido, sido criado e more em qualquer uma. Isto quer dizer que em todo o planeta, um verdadeiro representante do Reino é como um estrangeiro ou um peregrino que em breve voltará para sua cidade natal. Vejamos o que está escrito sobre isso:
Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos. (Salmos 119:19)
Todos estes ainda viveram pela fé, e morreram sem receber o que tinha sido prometido; viram-nas de longe e de longe as saudaram, reconhecendo que eram estrangeiros e peregrinos na terra. Os que assim falam mostram que estão buscando uma pátria. Se estivessem pensando naquela de onde saíram, teriam oportunidade de voltar. Em vez disso, esperavam eles uma pátria melhor, isto é, a pátria celestial. Por essa razão Deus não se envergonha de ser chamado o Deus deles, pois preparou-lhes uma cidade. (Hebreus 11:13-16)
Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos de Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da Ásia e na Bitínia, escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas. (1 Pedro 1:1-2)
Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. Antes vocês nem sequer eram povo, mas agora são povo de Deus; não haviam recebido misericórdia, mas agora a receberam. Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, naquilo em que eles os acusam de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção. (1 Pedro 2:9-12)
2-Um embaixador do Reino também precisa agir de acordo com a justiça, ou de acordo com as leis da nação que representa. É imprescindível que ele exponha, da forma mais clara possível, a autenticidade de sua verdadeira nacionalidade a todos que lhe rodeiam; e a única maneira disso acontecer é andar segundo os estatutos estabelecidos pelo Rei dos reis para Seu Reino, assim como fez o próprio Cristo enquanto esteve como um ser humano normal entre nós.
Quando alguém consegue obedecer à justiça de Deus, deixando de obedecer aos seus próprios desejos e pensamentos, está frutificando no espírito, e receberá de Deus o Seu favor.
O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito. (Gálatas 5:22-25)
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. (Josué 1:8)
Então, é impossível alguém conseguir ser um bom embaixador de Cristo sem ao menos conhecer e praticar o básico da justiça eterna, revelada ou esclarecida em seu ensino (esta justiça começa a ser revelada no livro de Mateus, capítulo 5). A justiça de Deus não é o que nós achamos ser o certo, e sim o que está publicado acerca dela na Bíblia; ela também é chamada de sabedoria do alto.
No evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé". (Romanos 1:17)
Esforço-me para que eles sejam fortalecidos em seus corações, estejam unidos em amor e alcancem toda a riqueza do pleno entendimento, a fim de conhecerem plenamente o mistério de Deus, a saber, Cristo. Nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento. (Colossenses 2:2-3)
A sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores. (Tiago 3:17-18)
Um verdadeiro embaixador de Cristo precisa anunciar as boas novas de salvação onde quer que esteja, e ele só conseguirá isso, ou só será levado em consideração, se demonstrar que pertence ao Reino de Deus de fato. Andando de acordo com a justiça de Deus ou frutificando no espírito, tal indivíduo não só fará a diferença materialmente onde estiver, mas também espiritualmente, visto que Deus confirmará a todos a autenticidade de sua fé fazendo certos sinais acontecerem.
Pratiquem os meus decretos e obedeçam às minhas ordenanças, e vocês viverão com segurança na terra. (Levítico 25:18)
O fruto da justiça será paz; o resultado da justiça será tranqüilidade e confiança para sempre. O meu povo viverá em locais pacíficos, em casas seguras, em tranqüilos lugares de descanso, mesmo que a saraiva arrase a floresta e a cidade seja nivelada ao pó. (Isaías 32:17-19)
Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados. (Marcos 16:17-18)
3-Duas das características da justiça de Deus são a pacificação e a imparcialidade, como observamos no trecho bíblico de Tiago 3:17. Estas virtudes são incompreendidas por muitos seguidores de Cristo, e precisam ser esclarecidas, se realmente quisermos representar bem o Reino de Deus no mundo. Não há como o evangelho ser anunciado e levado em consideração pelos de fora da fé, se especialmente estas virtudes do espírito não forem detectadas por eles na vida de um seguidor de Cristo.
O apóstolo Paulo adverte aos cristãos colossenses e coríntios:
Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um. (Colossenses 4:5-6)
Já lhes disse por carta que vocês não devem associar-se com pessoas imorais. Com isso não me refiro aos imorais deste mundo, nem aos avarentos, aos ladrões ou aos idólatras. Se assim fosse, vocês precisariam sair deste mundo. Mas agora estou lhes escrevendo que não devem associar-se com qualquer que, dizendo-se irmão, seja imoral, avarento, idólatra, caluniador, alcoólatra ou ladrão. Com tais pessoas vocês nem devem comer. Pois, como haveria eu de julgar os de fora da igreja? Não devem vocês julgar os que estão dentro? Deus julgará os de fora. (1 Coríntios 5:9-13)
Atualmente, Satanás tem enganado a muitos crentes para que se deixem levar por seus sentimentos, desejos e pela aparência das coisas deste mundo, e esqueçam que precisam ser pacificadores e imparciais onde quer que estejam, dentro ou fora da igreja, e com o quê ou quem quer que seja que estejam lidando. Movidos por indignação e ira, ao colocarem suas expectativas na justiça dos homens e não entenderem o que está escrito, muitos cristãos não diferenciam a realidade do corpo de Cristo, do qual se dizem fazer parte, da realidade do mundo.
Se algum de vocês tem queixa contra outro irmão, como ousa apresentar a causa para ser julgada pelos ímpios, em vez de levá-la aos santos? Vocês não sabem que os santos hão de julgar o mundo? Se vocês hão de julgar o mundo, acaso não são capazes de julgar as causas de menor importância? Vocês não sabem que haveremos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas desta vida! Portanto, se vocês têm questões relativas às coisas desta vida, designem para juízes os que são da igreja, mesmo que sejam os menos importantes. Digo isso para envergonhá-los. Acaso não há entre vocês alguém suficientemente sábio para julgar uma causa entre irmãos? Mas, ao invés disso, um irmão vai ao tribunal contra outro irmão, e isso diante de descrentes! O fato de haver litígios entre vocês já significa uma completa derrota. Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? (1 Coríntios 6:1-9)
As palavras "pacificador", "pacificar", "imparcial" e "imparcialidade", segundo o dicionário on-line Uol Michaelis, significam:
Pacificador: Que, ou o que pacifica;
Pacificar: Restituir a paz; apaziguar, conciliar;
Imparcial: Que não é parcial. Que não se deixa corromper. Que julga sem paixão. Que não sacrifica a verdade e a justiça a considerações particulares. (Antônimos: parcial, partidário, sectário, injusto, iníquo, discriminatório, distintivo; sinônimos: neutro, autruísta, indiferente, moderado, austero);
Imparcialidade: Caráter ou qualidade de imparcial. Equidade, justiça, neutralidade, retidão. (Antônimos: parcialidade iniqüidade sem-justiça desigualdade discriminação injustiça; sinônimos: moderação, prudência, retidão, equidade, igualdade, isenção, abnegação, altruísmo, desambição, desapego, desinteresse, desprendimento).
Desta forma, é de extrema importância que um cidadão do Reino de Deus promova a paz onde estiver, ainda que isto custe passar por cima de seus próprios sentimentos ou dos desejos de sua alma. Por isso, encontramos trechos no novo testamento enfatizando a pacificação, como observamos nestes dois a seguir:
Não sejam sábios aos seus próprios olhos. Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: Minha é a vingança; eu retribuirei, diz o Senhor. Pelo contrário: Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12:16-21)
Façam caminhos retos para os seus pés, para que o manco não se desvie, mas antes seja curado. Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos. (Hebreus 12:13-15)
Da mesma maneira, também, é de especial importância que um cidadão do Reino seja imparcial onde quer que esteja, entendendo e diferenciando a justiça de Deus e a justiça do mundo. Um cidadão do Reino só consegue ser pacificador se for imparcial em sua forma de lidar com os outros, e em seus julgamentos. O Senhor Jesus nos dá bons exemplos no que se refere a agir com imparcialidade; vejamos dois deles:
Então os fariseus saíram e começaram a planejar um meio de enredá-lo em suas próprias palavras. Enviaram-lhe seus discípulos juntamente com os herodianos que lhe disseram: Mestre, sabemos que és íntegro e que ensinas o caminho de Deus conforme a verdade. Tu não te deixas influenciar por ninguém, porque não te prendes à aparência dos homens. Dize-nos, pois: Qual é a tua opinião? É certo pagar imposto a César ou não? Mas Jesus, percebendo a má intenção deles, perguntou: Hipócritas! Por que vocês estão me pondo à prova? Mostrem-me a moeda usada para pagar o imposto. Eles lhe mostraram um denário, e ele lhes perguntou: De quem é esta imagem e esta inscrição? De César, responderam eles. E ele lhes disse: Então, dêem a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. Ao ouvirem isso, eles ficaram admirados; e, deixando-o, retiraram-se. (Mateus 22:15-22) - Aqui vemos claramente a intenção dos fariseus: fazer com que Jesus criticasse o governo de Herodes, dizendo aos outros que os impostos cobrados por ele não eram justos. Os fariseus sabiam que se ele fizesse isso, iria preso, e seria condenado à morte por se rebelar contra o império romano. Porém, mais uma vez Cristo se mostra sábio sendo imparcial, não se colocando contra Herodes nem se colocando contra Deus, e diferenciando claramente o governo do mundo do governo de Deus. E mais uma vez Ele também promoveu a paz no lugar em que estava.
Os mestres da lei e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram-na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá-lo. Mas Jesus inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Visto que continuavam a interrogá-lo, ele se levantou e lhes disse: Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela. Inclinou-se novamente e continuou escrevendo no chão. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando com os mais velhos. Jesus ficou só, com a mulher em pé diante dele. (João 8:3-9) - É fácil perceber aqui que Cristo não foi a favor da mulher tampouco a favor dos mestres da lei e fariseus, mas agiu conforme a justiça de Deus, sendo imparcial e promevendo a paz no lugar em que se encontrava. Assim como aqueles homens (que queriam apanhar Jesus numa falta de sabedoria) tiveram que se arrepender dos seus pecados, a mulher, que fora livrada de ser apedrejada, também teve que se arrepender dos seus.
Não é por acaso que o próprio Jesus ensina:
Vocês ouviram o que foi dito: Olho por olho e dente por dente. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas. Dê a quem lhe pede, e não volte as costas àquele que deseja pedir-lhe algo emprestado. Vocês ouviram o que foi dito: Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os publicanos fazem isso! E se vocês saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso! Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. (Mateus 5:38-48)
Pastora Oriana Costa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário