By Pastors Wendell and Oriana Costa

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Cuidado com as palavras dos poderosos, famosos e eloquentes!

As palavras dos sábios são como aguilhões, a coleção dos seus ditos como pregos bem fixados, provenientes do único Pastor. Cuidado, meu filho; nada acrescente a eles. Não há limite para a produção de livros, e estudar demais deixa exausto o corpo. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mal. (Eclesiastes 12:11-14, NVI)
_______________________________________________

Existem muitos homens e mulheres famosos ensinando coisas e apoiando suas palavras nas sagradas escrituras: atores, cantores, políticos, escritores, pastores, missionários e líderes cristãos; eles costumam ser ouvidos por multidões de pessoas pelo mundo afora, e tudo o que dizem é sempre muito bem recebido. Por se tratarem de pessoas muito carismáticas, seus ditos são recebidos como se estivessem sempre corretos. 

Contudo, além daquilo que o Senhor nos ensina e que nos guia somente em Sua justiça, muitas palavras que saem das bocas de tais pessoas são provenientes de seus próprios entendimentos ou de suas próprias inteligências; muitos indivíduos se deixam levar por seus discursos sem julgá-los previamente, levando em consideração o que o Criador nos diz.

Infelizmente, situações, circunstâncias, e a aparência enganosa deste mundo frequentemente levam estes "mestres famosos" a exprimirem valores totalmente contrários aqueles pregados por Jesus Cristo. Eles estão divulgando seus valores pessoais, carnais, e que, apesar de aparentemente muito atraentes e convincentes, não estão em conformidade com a justiça de Deus.

Escrito está:

"Naquele tempo muitos ficarão escandalizados, trairão e odiarão uns aos outros, e numerosos falsos profetas surgirão e enganarão a muitos. Devido ao aumento da maldade, o amor (a Deus e a Sua palavra) de muitos esfriará, mas aquele que perseverar (amando a Deus e a Sua palavra) até o fim será salvo." (Mateus 24:10-13, NVI)

"Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente." (Mateus 24:24,25, NVI)

É essencial que os verdadeiros cristãos busquem e peçam a Deus por discernimento espiritual em oração, ou, do contrário, certamente cairão na lábia e na sutileza de Satanás, que vem operando incessantemente através da "boa aparência" dos poderios neste mundo e do conforto material que os homens criam e oferecem. Foi assim que Eva, e logo após Adão, foram enganados: eles se deixaram levar pela aparência atraente e desejável do que viam, e esqueceram o que Deus tinha dito:

"Quando a mulher viu que a árvore parecia agradável ao paladar, era atraente aos olhos e, além disso, desejável para dela se obter discernimento, tomou do seu fruto, comeu-o e o deu a seu marido, que comeu também." (Gênesis 3:6, NVI)

No trecho bíblico abaixo, por exemplo, o Senhor Jesus nos ensina a ser pacificadores, ainda que estejamos sendo afrontados por pessoas que não querem aceitar ou não se sentem à vontade com os valores da justiça de Deus:

"Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: Amem os seus inimigos, façam o bem aos que os odeiam, abençoem os que os amaldiçoam, orem por aqueles que os maltratam. Se alguém lhe bater numa face, ofereça-lhe também a outra. Se alguém lhe tirar a capa, não o impeça de tirar-lhe a túnica. Dê a todo o que lhe pedir, e se alguém tirar o que pertence a você, não lhe exija que o devolva. Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles." (Lucas 6:27-31, NVI)

Porém, muitos dos discursos que temos ouvido hoje, principalmente vindos de lideranças cristãs famosas aqui no Brasil, incitam as pessoas a resistirem os que lhes afrontam, e a comprarem briga com estes, até ao ponto de irem aos tribunais contra "seus adversários".

Jesus nos falou para que amássemos nossos inimigos ou fazer o bem aqueles que se levantam para nos fazerem mal, não para que "aparentássemos aos outros ser muito bonzinhos", mas por escolhermos andar segundo a justiça do Seu Reino, conhecendo qual realidade está valendo para todos nós:

"Vistam toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo, pois a nossa luta não é contra pessoas, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais." (Efésios 6:11,12, NVI)

Então, muitas das palavras ditas por estes homens e mulheres famosos estão vindo não do Espírito de Deus, mas de suas próprias indignações acerca do que vêem acontecer ao seu redor, por se sentirem afrontados ou humilhados por alguns. Eles estão sendo levados pela aparência do mundo, e não lembram das palavras de Jesus Cristo, e do seu comportamento enquanto esteve como um ser humano neste mundo.

Foi por este motivo que o rei Salomão, cheio da sabedoria do Senhor, publicou estas palavras (abaixo em duas versões bíblicas):

"As palavras do Mestre, filho de Davi, rei em Jerusalém: "Que grande inutilidade!", diz o Mestre. "Que grande inutilidade! Nada faz sentido!"" (Eclesiastes 1:1,2, NVI)

"Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade." (Eclesiastes 1:1,2, ACRF)

E também foi por este mesmo motivo que o apóstolo Paulo, movido pelo Espírito de Deus, falou estas palavras por carta aos cristãos coríntios (abaixo em duas versões bíblicas):

"O que quero dizer é que o tempo é pouco. De agora em diante, aqueles que têm esposa, vivam como se não tivessem; aqueles que choram, como se não chorassem; os que estão felizes, como se não estivessem; os que compram algo, como se nada possuíssem; os que usam as coisas do mundo, como se não as usassem; porque a forma presente deste mundo está passando." (1 Coríntios 7:29-31, NVI)

"Isto, porém, vos digo, irmãos, que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se não as tivessem; E os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; E os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa." (1 Coríntios 7:29-31, ACRF)

O espírito de Cristo ainda nos diz: 

"Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. E se alguém quiser processá-lo e tirar-lhe a túnica, deixe que leve também a capa. Se alguém o forçar a caminhar com ele uma milha, vá com ele duas." (Mateus 5:38-41, NVI)  

"Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: "Minha é a vingança; eu retribuirei", diz o Senhor. Pelo contrário: "Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele". Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem."
(Romanos 12:17-21, NVI)

"Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo." (Efésios 4:29-32, NVI)

"Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria. Contudo, se vocês abrigam no coração inveja amarga e ambição egoísta, não se gloriem disso, nem neguem a verdade. Esse tipo de "sabedoria" não vem do céu, mas é terrena, não é espiritual e é demoníaca. Pois onde há inveja e ambição egoísta, aí há confusão e toda espécie de males. Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera. O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores." (Tiago 3:13-18, NVI)

Desta forma, tudo o que ouvirmos e lermos acerca de Deus e Sua palavra, que esteja sendo proveniente de outras pessoas, deve ser analisado com cuidado: devemos sempre comparar com o que o Rei Jesus ensina e está expressamente publicado na Bíblia Sagrada.

Se os discursos não estiverem de acordo com o que o Espírito de Cristo nos diz, então devemos considerar o que foi dito como "anátema", que quer dizer "separado para destruição", ou considerá-lo "amaldiçoado", não importa quem esteja falando. Se o discurso é anátema ou amaldiçoado, é porque está indo contra a Justiça do Reino de Deus: 

"Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho; O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo. Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens. Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo." (Gálatas 1:6-12, ACRF)

"Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado!" (Gálatas 1:6-9, NVI)

Deus não precisa da ajuda de alguns seres humanos "especiais" para fazer outros seres humanos "comuns" entenderem a Sua palavra; somente Ele tem poder para fazer a quem quiser entender o que Ele mesmo diz. No Salmo 119, podemos ler o seguinte, para confirmar:

"Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas." (Salmos 119:102, NVI)

Deus não faz acepção de pessoas, então, ninguém é melhor do que ninguém para Ele, todos são iguais diante da Sua presença; Sua palavra é única, de origem eterna, o que quer dizer que ela é espiritual, não vem deste mundo! Ela foi proferida por Ele mesmo, e não pode ser compreendida por ninguém sem que Ele conceda que isso aconteça. 

Por isso, escrito está:

"A tua palavra, Senhor, para sempre está firmada nos céus." (Salmos 119:89, NVI)

"Não é ele que diz aos reis: ‘Vocês nada valem’, e aos nobres: ‘Vocês são ímpios’? Não é verdade que ele não mostra parcialidade a favor dos príncipes, e não favorece o rico em detrimento do pobre, uma vez que todos são obra de suas mãos? Morrem num momento, em plena noite; cambaleiam e passam. Os poderosos são retirados sem a intervenção de mãos humanas. Pois Deus vê o caminho dos homens; ele enxerga cada um dos seus passos. Não há sombra densa o bastante, onde os que fazem o mal possam esconder-se. Deus não precisa de maior tempo para examinar os homens, e levá-los à sua presença para julgamento. Sem depender de investigações, ele destrói os poderosos e coloca outros em seu lugar. Visto que ele repara nos atos que eles praticam, derruba-os, e eles são esmagados. Pela impiedade deles, ele os castiga onde todos podem vê-los. Isso porque deixaram de segui-lo e não deram atenção aos caminhos por ele traçados." (Jó 34:18-27, NVI)

"A Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, a fim de que a promessa, que é pela fé em Jesus Cristo, fosse dada aos que crêem." (Gálatas 3:22, NVI)

Se alguém, famoso ou não, conhecido ou não, consegue dizer coisas que estão de acordo com a palavra de Deus, não é mérito de tal pessoa: a glória é de Deus mesmo, pois é Ele quem está concedendo a tal indivíduo que divulgue a sabedoria eterna da Sua palavra.

Disse o Senhor Jesus: "Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma." (João 15:5, NVI)

Assim testificou o apóstolo Paulo:

"Minha mensagem e minha pregação não consistiram de palavras persuasivas de sabedoria, mas consistiram de demonstração do poder do Espírito, para que a fé que vocês têm não se baseasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus." (1 Coríntios 2:4,5, NVI)

Não é pela inteligência humana que a palavra de Deus é compreendida, e sim pelo próprio poder d'Ele, capaz de abrir os olhos e ouvidos espirituais de alguém. Portanto, quem quiser entender a palavra de Deus, deverá buscá-la primeiro na Bíblia, lendo-a e orando, pedindo ao Senhor para entendê-la! 

Não devemos nos apoiar em nossa própria inteligência, ou na inteligência de homens eloquentes, pois eles não sabem tudo, e, assim como nós, cometem equívocos em muitas de suas interpretações pessoais. Devemos sempre lembrar que é o próprio Deus quem nos mostra a verdade, só Ele tem poder para "endireitar nossas veredas"! 

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apóie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas. Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal." (Provérbios 3:5-7, NVI)

Então, podemos ouvir e ler o que os outros dizem e publicam, mas cabe a nós julgar cuidadosamente cada palavra, e ficar somente com o que Jesus nos ensina. No entanto, este julgamento correto só será possível se nós estivermos indo buscar o conhecimento da verdade. Sem pararmos para ler e meditar na palavra de Deus diariamente, ou sempre que possível, vamos ser tendenciosos a achar que as belas palavras dos poderosos, famosos e eloquentes estão sempre certas.

Missionária Oriana Costa.

Nenhum comentário: