By Pastors Wendell and Oriana Costa

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Não procure discussões, só proclame o evangelho!

Muitos homens e mulheres se tornaram famosos por terem trabalhado no passado, e outros são famosos hoje, por estarem trabalhando na obra do Senhor, contribuindo para a proclamação da mensagem de salvação às nações; estas pessoas publicaram livros, estudos, vídeos, fizeram pregações, músicas e filmes, e também outras coisas que, além de propagar a mensagem do evangelho ao mundo, ajudam aos que já fizeram aliança com Deus a entender a mensagem do evangelho e a justiça d'Ele. 

Os primeiros a serem usados por Deus na propagação do evangelho às nações e na edificação da igreja foram os apóstolos que o Senhor Jesus Cristo, em pessoa, chamou. Tempos depois, nomes como John Wycliffe, John Huss, Jonathan Edwards, John Wesley, Martinho Lutero, João Calvino, Charles Finney, Charles Spurgeon, Dwight L. Moody, dentre outros, passaram a fazer parte da lista de homens que contribuíram fortemente para que a mensagem de salvação através da fé no sacrifício de Jesus Cristo continuasse sendo divulgada na terra, sem a interferência da religiosidade e do misticismo dos homens. 


Na atualidade, muitos homens e mulheres tem se destacado na mídia internacional pela propagação da mensagem do evangelho, e quase todos eles defendem individualmente uma corrente dentro das várias que existem no contexto do protestantismo. 

Por exemplo, John Piper, é batista e afirma ser puramente calvinista; já Paul Washer também é batista, contudo varia entre luteranismo e calvinismo; Billy Graham é presbiteriano; Benny Hinn é pentecostal e defende a teologia da prosperidade; Valnice Milhomens é neopentecostal, e adepta da visão celular, modelo dos 12; Joyce Meyer também é neopentecostal, e defensora da teologia da prosperidade; LaDonna C. Osborn (filha do famoso missionário T. L. Osborn) é pentecostal, porém, não defende nenhuma corrente protestante em particular, dizendo-se apenas pregadora do evangelho, e por aí vai...

Devemos lembrar que tais pessoas não falaram, e não estão falando de suas próprias inteligências, mas simplesmente tiveram seus olhos abertos por Deus para enxergar e entender a realidade espiritual, e, assim, divulgaram no passado e estão divulgando hoje o ensino que o Senhor compartilhou com eles, que podem estar ou não vinculados a outros tipos de ensino vindos de suas próprias mentes. 


A mensagem de salvação não pertence a este mundo, não vem dos homens (ainda que sejam homens ou mulheres de Deus), porque ela é espiritual, e vem diretamente de Deus, que a compartilha conosco pela ação de Seu Espírito. 


Desta forma, se quisermos crescer em fé e no conhecimento da verdade que liberta, não é a estas pessoas famosas que devemos seguir, e não é o nome delas que devemos divulgar, e sim devemos exaltar e propagar Cristo, nosso único e suficiente salvador. 


Se colocarmos nossa fé e nossas esperanças em seres humanos, e começarmos a divulgar nomes de pessoas que falaram ou falam coisas da palavra de Deus em vez de, diretamente, divulgarmos o Nome do nosso justificador e salvador e Sua palavra, infelizmente vamos acabar saindo do foco do arrependimento de pecados que leva à salvação na eternidade, e vamos entrar em conflito uns com os outros, dando um testemunho negativo do Reino de Deus.

Os famosos reformadores do passado concordam entre si na mensagem central da salvação, que é dada através da justificação eterna dos pecados mediante a fé no sacrifício feito por Jesus Cristo, o Filho Unigênito de Deus. Porém, em outros aspectos doutrinários, como batismo nas águas, batismo com o Espírito santo, Santa ceia, Dia do Senhor, volta de Jesus Cristo, guardar o sábado, predestinação, etc., mostram diferenças de credo. 

Ao escolhermos um deles para seguir e considerar tudo o que tal pessoa crê acerca de doutrinas, e não somente a palavra da salvação que está sendo pregada, vamos ser levados a defender aquela pessoa como se defendêssemos um time de futebol de nossa preferência, por exemplo, por acreditarmos que ela é quem está totalmente certa e os outros não.

No entanto, seres humanos, por mais que sigam a Cristo e divulguem Sua palavra, são falhos. Quem está defendendo correntes, afirmando ser calvinista, ou anglicano, ou metodista, ou arminiano, etc., vai acabar entrando em conflito com os outros no momento em que discordarem de suas formas de pensamento sobre determinados aspectos doutrinários.

Portanto, verdadeiros seguidores de Cristo não defendem correntes protestantes, mas divulgam diretamente a Sua palavra, proclamam diretamente o evangelho da salvação, que está expresso na Bíblia, e fazem todo o trabalho do Reino "em Nome de Jesus" e não em nome de outras pessoas, ou para engrandecer outras pessoas. O evangelho foi confiado à igreja para, ao ser proclamado no mundo, dar a todos oportunidade de salvação eternamente; ele não pertence a seres humanos, e sim a Deus.

O Reino de Deus e sua cultura são um só, O Rei que nos governa a partir de lá é um só e a justificação que nos foi dada por Ele também é somente uma, porque na realidade espiritual não há variantes. Isso tudo ficará mais claro para nós no dia da volta do Senhor, quando o veremos face a face e entenderemos todas as coisas como realmente são.


Já disse o Apóstolo Paulo acerca disso:


"O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido. Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor." (1 Coríntios 13:8-13, NVI)

Devemos ter o cuidado de buscar a Deus diretamente em Sua palavra, e não somente a partir do que os homens estão ensinando baseados nela, ou inevitavelmente acabaremos por cair num grande engano. Deus não faz acepção de pessoas, e promete se revelar aqueles que o buscam de todo o coração:

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração. Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor."(Jeremias 29:11-14, NVI)

Concluindo: podemos divulgar mensagens que homens e mulheres de Deus publicaram, no entanto, temos que tomar o cuidado de não endeuzá-los, de não tornarmos estas pessoas mais importantes do que o próprio Deus Criador, ou, caso contrário, estaremos glorificando pessoas, e não a Deus, por mais que a mensagem que estes indivíduos deixaram (ou estão deixando) esteja de acordo com a Palavra.

Vejamos o que o Apóstolo Paulo ensina sobre este assunto aos cristãos da cidade de Corinto:

"Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? Pois quando alguém diz: "Eu sou de Paulo", e outro: "Eu sou de Apolo", não estão sendo mundanos? Afinal de contas, quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servos por meio dos quais vocês vieram a crer, conforme o ministério que o Senhor atribuiu a cada um. Eu plantei, Apolo regou, mas Deus é quem fazia crescer; de modo que nem o que planta nem o que rega são alguma coisa, mas unicamente Deus, que efetua o crescimento. O que planta e o que rega têm um só propósito, e cada um será recompensado de acordo com o seu próprio trabalho. Pois nós somos cooperadores de Deus; vocês são lavoura de Deus e edifício de Deus. Conforme a graça de Deus que me foi concedida, eu, como sábio construtor, lancei o alicerce, e outro está construindo sobre ele. Contudo, veja cada um como constrói. Porque ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo." (1 Coríntios 3:1-11, NVI)

Então, não seja de A, de B ou de C: seja do Reino, seja de Cristo!





Missionária Oriana Costa.

Nenhum comentário: