By Pastors Wendell and Oriana Costa

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Para renovar e avivar sua fé.

Deus, o criador de todas as coisas, tem uma boa notícia para toda a humanidade, e Ele resolveu que esta boa nova fosse divulgada entre nós, não por anjos, não por espíritos, não por religiões, mas por pessoas imperfeitas, falhas, porém, que acreditam nEle de coração. 

Esta divulgação começou quando Ele mesmo veio nos trazer a notícia, a cerca de dois mil anos atrás. A partir daí, as pessoas que viram o que Ele havia feito em nosso favor, começaram a espalhar a mensagem da boa nova pelo mundo, que é confirmada por sinais e prodígios sobrenaturais vindos do próprio Deus (Marcos 16:15-19). Isso vem acontecendo até os dias de hoje, e vai se continuar até que Ele volte segunda vez para finalizar este processo, cumprindo o grande favor que nos prometeu.

Mas, será que sabemos que boas novas são estas? 

A boa notícia de Deus não é deste mundo, ela vem da eternidade, que é o lugar ao qual pertencemos antes de nascermos neste mundo físico. É para lá que estamos indo. É lá que Deus é visível como pessoa, neste momento, e é de lá que todas as regras e leis universais criadas por Ele são executadas aqui em nosso mundo. 

O conhecimento do mal ao qual Adão, o primeiro homem, teve acesso, e o qual temos recebido até hoje, nos impede de estar na eternidade com Deus, porque não temos controle sobre ele de nós mesmos; ao entrar em nossas mentes, o conhecimento do mal nos influencia a agirmos "como se fôssemos independentes de Deus", por isso nos separa dele espiritualmente, porque Deus é espírito e também nos fez espíritos. 

Por conseguinte, o conhecimento do mal também influencia no funcionamento do nosso organismo, em nossas decisões, ao nortear nossos desejos e vontades, e, assim, nos faz esquecer da existência e do poder dEle, ou duvidarmos disso, e infelizmente nós não temos como retirá-lo das nossas mentes após adquirí-lo. 

Por isso, é importante termos consciência de que, ainda que não nos achemos merecedores deste julgamento, nós mesmos é que somos culpados por todo o mal que nos acontece, por todos os sofrimentos que passamos, e não Deus.

Este mesmo mal que está em nós, também foi passado para a natureza, a todos os seres viventes, visto que Deus os criou como uma continuidade do homem, da mesma matéria, para que deles tirássemos proveito na nossa sobrevivência. É por isso que até hoje eles também estão debaixo da mesma sentença de morte física que os seres humanos, e sujeitos às mesmas tendências malignas que temos na nossa carne, mesmo não tendo errado diante de Deus: todos os outros seres vivos são parte de nós.

Deus avisou ao homem que o mal, no físico, só tem fim com a morte da carne, se ele resolvesse adquirí-lo sem estar capacitado para isso. Contudo, o homem duvidou das palavras de Deus e escolheu ir contra esta verdade. 

O homem esqueceu que foi criado por Deus, assim como tudo o que o cerca, e que Ele é fiel (não falha) em cumprir o que determinou em suas leis, que Ele só age de acordo com a sua própria justiça, decretada por Ele mesmo desde a eternidade. É daí que surge a frase tão conhecida: "Deus é fiel". Ele não é, nem nunca será fiel a seres humanos falhos, sem que estes estejam ligados a Ele de alguma maneira, porque Ele não pode negar-se a si mesmo. E a única maneira de estar ligado a Deus é cumprindo os ensinamentos que Ele nos passou pela vida de Jesus. Somente estando ligados a Deus desta forma é que usufruímos da fidelidade dEle. 
 
Sabendo estas coisas, precisamos tomar cuidado para não confundir "boas novas materiais", que são passageiras (porque nosso corpo é perecível), com as verdadeiras boas novas que são eternas. Muitas vezes acreditamos que Deus é bom e justo por que Ele nos dá "vitórias materiais", como uma casa, um carro, um emprego, um aumento de salário, uma causa na justiça resolvida, uma cura milagrosa, uma viajem para outro país, etc.., e depois, quando sofremos, e não vemos um agir aparente de Deus em nosso favor materialmente falando, quando pedimos um milagre e não recebemos, começamos a pensar que Deus não nos ouviu, ou mesmo duvidamos dEle.

A justiça de Deus está acima da nossa, e o que Ele tem para nos dar de melhor é a VIDA ETERNA. Portanto, devemos acreditar e confiar em Deus não pelo que Ele pode nos dar neste mundo, mas pelo favor que Ele nos faz na eternidade, nos concedendo habitar com Ele em seu Reino para sempre: um lugar onde não há morte, nem mal algum - pois Ele anulou esta sentença quando ao se fazer humano como nós, se entregou, sem ter cometido nenhuma falha, se sacrificando em nosso lugar, morrendo e ressussitando ao terceiro dia, e prometendo que fará isso conosco também, no tempo dEle (Hb 12:14,15 - Mt 24: 35,36).
 
Ao fazer este sacrifício como homem, Deus nos concede uma chance única de entramos no Reino dEle, pois sem ter errado em nenhum momento e escolhendo morrer de uma vez por todas em nosso lugar, Ele nos justificou do mal que está em nós, e que nós mesmos não temos como justificá-lo, porque o homem já estava ciente do que lhe aconteceria se escolhesse ter o conhecimento do mal: Adão não estava desavisado (Gênesis 2:16,17 -  Atos 13:38,39) . 

Esta realidade não é religiosa, não está contida em nenhuma religião, porque não é material: ela é sobrenatural, está acima das forças, da imaginação e do conhecimento do homem, e ninguém jamais poderia fazer este favor por nós se não fosse o próprio Deus, que nos criou!
 
É este favor, ou esta graça, que é a verdadeira boa notícia de Deus para todos nós, e é nela que deve estar ancorada a nossa fé, e é ela que devemos divulgar sempre.
 
Sabendo desta boa nova, acreditando nela, é que faremos o bem ainda que os outros nos façam mal, é que teremos força para suportar tribulações, é que saberemos ser confiantes nas horas de dificuldades, simplesmente porque já não haverá mais em nós o medo da morte.
 
Verdadeiros crentes celebram esta boa notícia no meio das adversidades, pois eles tem um motivo especial para se alegrarem, mesmo em grandes tribulações, mesmo perdendo algo material ou alguém: eles sabem muito bem para onde estão indo! (e agir assim é uma loucura para este mundo, que não sabe de onde vem nem para onde vai!)
 
Renovemos nossa fé todos os dias com esta verdade, porque neste mundo corrompido, todos os dias são maus! "ESPERA NO SENHOR SEM DESISTIR, NA CERTEZA QUE ELE NÃO FALHA: TUDO ELE JÁ PREPAROU, SEU AMOR NUNCA MUDOU!"

Pra. Oriana Costa.

Nenhum comentário: