By Pastors Wendell and Oriana Costa

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Para quê os cristãos devem buscar se reunir ou congregar?

A pergunta do título deste texto parece não ter sentido, quando se trata de perguntar aos ditos cristãos o motivo pelo qual devem se reunir.  

No entanto, diante dos acontecimentos atuais, principalmente do grande crescimento e valorização da indústria e da cultura do entretenimento, a verdadeira igreja do Senhor Jesus precisa estar atenta ao fato de que não deve buscar se reunir somente movida por diversões, eventos festivos ou glamurosos. Estas coisas podem existir, mas, esporadicamente, e não constantemente.

É um grave problema quando cristãos se reunem num lugar movidos por propósitos que saem fora do foco da salvação, pois, no momento em que eles não acontecem, as pessoas ficam desmotivadas a se reunirem para adorarem juntos ao Rei dos reis, orarem por diversos motivos juntos e compartilharem a fé para continuarem perseverando em rejeitar todo o mal até o fim; e estes, certamente, são os verdadeiros propósitos pelos quais os seguidores de Cristo devem se reunir num lugar. 

Deixando à parte outras motivações que também saem do foco do evangelho, observa-se que muitas pessoas só vão ao local de reuniões da igreja por saberem que lá vai ter entretenimentos, como um bom show musical, uma apresentação teatral, um congresso gospel badalado, ou pela boa oratória de um pregador famoso. 

Outros somente vão às congregações cristãs para participarem da comemoração do aniversário de alguém, ou por causa da celebração de um dia diferenciado dos outros pela cultura ou pela religião, como páscoa, dia das mães, dia dos pais, Natal, Ano Novo, etc.  

Contudo, no Novo Testamento, na carta aos cristãos hebreus, está escrita a seguinte orientação: 

Apeguemo-nos com firmeza à esperança que professamos, pois aquele que prometeu é fiel. E consideremo-nos uns aos outros para incentivar-nos ao amor e às boas obras. Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia. Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. (Hebreus 10:23-27)

As orientações acima estão escritas no plural, dando a entender que é algo feito em conjunto e não individualmente. Então, o incentivo ao amor e às boas obras, o encorajamento mútuo a perseverar na fé e fugir do pecado, rejeitando tudo aquilo que vai de encontro à justiça de Deus, principalmente ao percebermos os sinais que avisam a proximidade da segunda vinda de Cristo, só podem acontecer entre pessoas que se reunem regularmente; é impossível que estas ações aconteçam entre pessoas que somente se encontram algumas poucas vezes durante o ano, e estando ainda muito ocupadas, ou com suas atenções voltadas para algo que as entrete. 

Ao lermos o trecho bíblico da carta aos hebreus percebemos com facilidade que o congregar deve ser motivado pela santificação da igreja, principalmente quando se nota que a volta de Cristo está às portas. 

Então, os cristãos devem buscar congregar para se manterem firmes na fé e vigilantes, exortando e consolando uns aos outros de forma que continuem rejeitando toda a forma de injustiça, abandonando práticas que contrariam a justiça de Deus revelada no ensino de Cristo.

O evangelho de Jesus Cristo é simples, e nos ensina a levarmos uma vida pacífica e verdadeira; ele é tão simples, que muitas vezes é difícil para o aceitarmos e vivermos conforme, tamanho é o mal costume das nossas almas a terem todas as suas vontades sempre satisfeitas; elas se sentem confortáveis dessa maneira, sem se darem conta de que estão agindo contra Deus. 

A pureza, a longanimidade, a constância, a simplicidade, a verdade, a prudência, a humildade e a integridade do evangelho da salvação são um forte desafio para a vaidade, a ganância, a inveja, o medo, a inconstância e o egoísmo que estão em nossas almas. 

Se o maior sonho ou o maior desejo de alguém não for buscar ver face do Senhor, de forma que possa encontrá-la sorridente e receptiva no grande Dia que se aproxima, ir ao local onde verdadeiros seguidores de Cristo estão reunidos será uma ação sem graça e até desconfortável, pois lá não estará acontecendo aquilo que satisfaz nossas almas ou o que satisfaz os desejos da carne.


____________________

Tão-somente apeguem-se com firmeza ao que vocês têm, até que eu venha. Àquele que vencer e fizer a minha vontade até o fim darei autoridade sobre as nações. (Como está escrito sobre mim:) Ele as governará com cetro de ferro e as despedaçará a um vaso de barro - Eu lhes darei esta mesma autoridade que recebi de meu Pai. Também lhe darei a estrela da manhã. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. (Apocalipse 2:25-29)



Pastora Oriana Costa. 

Nenhum comentário: