By Pastors Wendell and Oriana Costa

quarta-feira, 15 de março de 2017

O pecado - Estudo bíblico - parte 4

A verdadeira igreja do Senhor Jesus Cristo é feita de pessoas que não desejam mais desagradar a Deus, uma vez que a mensagem do evangelho é essencialmente a pregação da salvação eterna obtida pela fé no sacrifício de Jesus Cristo; esta fé deve nos levar ao arrependimento sincero de pecados, ou ao arrependimento verdadeiro das nossas faltas diante do Criador de todas as coisas.

No entanto, as pessoas não se tornam perfeitas e param de pecar de uma hora para outra, como num passe de mágica, assim que aceitam ao Senhor Jesus como suficiente salvador e Senhor. Elas terão que aprender a não pecar, terão que substituir todo o ensino que receberam no mundo pelo ensino de Cristo.

Neste mundo, tudo é aprendido. Fisicamente, o homem foi criado por Deus para aprender, experimentar, descobrir, criar. O próprio Deus precisou passar informações e ordens para o homem, assim que o criou, para que ele pudesse ter cautela com o que havia ao seu redor e não se prejudicar:

"E o Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". (Gênesis 2:16,17)

A palavra de Deus nos mostra que espiritualmente já sabemos tudo, estamos prontos, mas, materialmente, não. Isso está registrado nos livros de Mateus e Marcos, quando o Senhor Jesus ensina: "Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca". (Mateus 26:41/Marcos 14:38)

Então, da mesma forma que aprendemos a dar vazão ao que nossa carne deseja fazer, também temos que aprender a rejeitar seus desejos, e em lugar de agirmos de forma carnal, agirmos conforme a vontade do nosso espírito recriado, como explica o apóstolo Paulo:

"Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências; Nem tampouco apresenteis os vossos membros ao pecado por instrumentos de iniqüidade; mas apresentai-vos a Deus, como vivos dentre mortos, e os vossos membros a Deus, como instrumentos de justiça." (Romanos 6:12,13)

"Por isso digo: vivam pelo espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao espírito; e o espírito, o que é contrário à carne." (Gálatas 5:16,17)

E falando em espírito recriado, é bom lembramos que ao crermos na obra redentora de Jesus Cristo e ao aceitarmos seu governo sobre nossas vidas, nós imediatamente recebemos um novo espírito, que na Bíblia lemos como "nascer de novo". Como já vimos e entedemos na parte 3 deste estudo, uma vez que o espírito morre, está morto para sempre. É por isso que Satanás e os anjos que com ele caíram não podem ser redimidos, e estão condenados para sempre. 

Nas escrituras podemos ler o seguinte:

"Darei a eles um coração não dividido e porei um novo espírito dentro deles." (Ezequiel 11:19)

"Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não se surpreenda pelo fato de eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo. O vento sopra onde quer. Você o escuta, mas não pode dizer de onde vem nem para onde vai. Assim acontece com todos os nascidos do Espírito." (João 3:5-8)

Vivemos em duas dimensões distintas, diferentemente do Criador e seus exércitos celestes. Por isso, Deus teve misericórdia da nossa situação, após a entrada do pecado, tendo em vista que não somente somos seres espirituais, mas também materiais, e, fisicamente, não sabemos de tudo como acontece com os que estão na realidade eterna.

Com a ressurreição do Cristo homem ou do Cristo físico, que foi arrebatado (subiu aos céus) e está na realidade eterna neste exato momento, agora o Pai tornou possível a existência de novos espíritos humanos, que são gerados desta nova entidade.  

Para entendermos melhor o que realmente acontece: toda vez que alguém crê verdadeiramente em Jesus Cristo como seu justificador e o aceita como Senhor de sua vida, na realidade eterna sai de Cristo um espírito humano novo, ou seja, Ele "dá à luz" dentro de Seu Reino a um novo espírito humano, totalmente limpo, puro, sem pecado, que automaticamente substitui o espírito morto desse alguém (João 14:23).

Este novo espírito não peca jamais, não deseja pecar, não há pecado nele (1João 3:9).

Ele é nascido de Cristo, é cidadão do Reino de Deus, e é totalmente igual a Cristo: está em unidade com o Pai e com o Seu Espírito (também chamado de Espírito da verdade, Consolador, ou como é mais conhecido, de Espírito Santo). O detalhe é que este novo ser humano espíritual, que é puro, passa a habitar dentro de corpos humanos que ainda estão cheios de maldade, com almas (ou mentes - ou entendimento) que ainda não tem o pleno conhecimento da verdade que liberta!

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:1,2, ACRF) 

Por isso, vai existir uma dificuldade (que será de fato uma batalha diária) em trazermos esta nova realidade para a nossa realidade material. Teremos que aprender a não mais obedecer aos nossos desejos e passarmos a obedecer ao espírito de Cristo que está em nós. O apóstolo Paulo fala claramente sobre isso:

"Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto a mim. Pois, no íntimo do meu ser tenho prazer na lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente (...) De modo que, com a mente, eu próprio sou escravo da lei de Deus; mas, com a carne, da lei do pecado." (Romanos 7:21-25)

"Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." (Gálatas 2:20)


__________________________________________________________________

Uma curiosidade:

O espírito novo ou "nascido de novo" literalmente sai de Cristo, é gerado n'Ele e entregue aos que creem; em Gênesis, podemos ler como o espírito de Adão foi colocado dentro de seu corpo:

"Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente." (Gênesis 2:7)

No trecho bíblico acima, a frase "se tornou um ser vivente" explica que Adão passou a ter consciência de existência, ou seja, passou a ter um espírito. Isso não acontece com os animais, por exemplo. Os animais tem alma, mas, não tem espírito, eles não tem consciência de que existem. São almas em corpos, ou criaturas, apenas. 

Se prestarmos bem atenção no relato existente em Gênesis 1 e 2, perceberemos que há uma distinção entre a forma como o ser humano foi feito da forma como os animais e plantas passaram a existir. Deus soprou apenas no homem, mas, não fez isso com os animais. Os animais apenas foram criados materialmente, e o homem, foi criado do pó da terra e ainda recebeu "um sopro espiritual", que é um diferencial entre ele e o animal.

Da mesma forma que o Pai soprou um espírito puro (santo, sem pecado) em Adão, Cristo foi visto soprando nos apóstolos, dando-lhes espíritos novos e puros:

"Novamente Jesus disse: "Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio". E com isso, soprou sobre eles e disse: "Recebam o Espírito Santo."" (João 20:21,22, NVI)

Este espírito santo que Jesus estava entregando naquele momento a cada um dos apóstolos não era o revestimento de poder do Espírito Santo (observe que o Consolador só foi dado à igreja (ou derramado na igreja) no Dia de pentecostes, após a ascenção de Jesus aos céus - Atos 2:1-4); mas, se tratava de espíritos recriados, espíritos que saíram de Cristo.

Obs:. abaixo, análise da palavra "espírito" a partir do escrito original em grego, constante no versículo 22 de João capítulo 20, a partir de dados do e-Sword :
















_____________________________________________________________

Missionária Oriana Costa


Nenhum comentário: